Principais patologias equinas

julho 17, 2019 Thayene Rani 0 Comments



Assim como os animais de pequeno porte os equinos (e em especial os cavalos) possuem uma lista de patologias mais comuns na clínica médica. De corriqueiras às mais temidas, e tendo entra elas a tão famosa cólica equina; conheça hoje as principais patologias que acometem esses animais tão grandes mas ao mesmo tempo tão delicados e saiba como proceder para evitá-las.


Pododermatites

Ou simplesmente, doenças dos cascos. Assim como os bovinos, os equinos possuem uma verdadeira gama de patologias que podem acometer essa parte tão essencial para seu movimento e sobrevivência. As pododermatites podem ser evitadas com a inspeção e cuidados especiais com o casco do animal frequentemente, além de evitar manter-lo em locais molhados por muito tempo.


Enjoo de movimento

Geralmente provocado por viagens longas e tendo seus sintomas parecidos com o da gripe equina, se não tratada poderá evoluir para quadros mais graves como pneumonia e pleurisia. Animais acometidos tendem a ter febre alta, aumento da frequência cardíaca, palidez e falta de apetite; devem ser colocados em repouso e consultados por um Médico Veterinário


Diarreia

Assim como em outras espécies a diarreia equina pode decorrer por N causas. Sendo as mais comuns: parasitismo, mudança na dieta, ansiedade, irritação ou infecção bacteriana.
A infecção mais comum se dá pela Salmonella abortus-equi, resultando na salmonelose; patologia de caráter zoonótico.


Influenza equina

Conhecida também por tosse ou gripe cavalar e transmitida pela vírus EIV a patologia se assemelha a gripe humana e ocorre geralmente em locais com grande número de equinos, sua transmissão se dá pelo contato de animais sadios com animais enfermos.


Cornage

Denominada oficialmente Hemiplegia laringeana e responsável pelo chamada "cavalo roncador", a patologia promove a paralisia uni ou bilateral da laringe do animal; de caráter idiopático e acomendo mais equinos com até 10 meses de idade. A patologia é geralmente observada após grande esforço do animal. Em casos mais severos pode indicar intoxicações ou envenenamentos; é possível a necessidade de intervenção cirúrgica.


Epistaxe

Hemorragia resultante ao exercício de forma frequente; podendo indicar problemas nas vias áreas superiores, hematoma etmóide ou infecções fungicidas. Em casos de hemorragias mais graves há a possibilidade do acometimento pulmonar e o Médico Veterinário deve ser solicitado emergencialmente.


Gurma

Infecção provocada pela bactéria Streptococcus cusequi; com sintomas como febre alta, pus nas narinas, falta de apetite e consciência incompleta. A patologia é altamente contagiosa e o animal deve ser rapidamente isolado, o Médico Veterinário deve ser solicitado com urgência.


Anemia infecciosa equina

A famosa AIE. Causada por um vírus do gênero Lentivirus e da família Retrovírus, sua transmissão geralmente ocorre por meio de moscas e mosquitos. Os sintomas geralmente são febre alta, abatimento e debilidade das patas; o animal uma vez acometido se torna portador do vírus.


Encefalite equina

Conhecida também como falsa raiva ou doença de Aujesky, a patologia causada pelo Alphavírus atinge o sistema nervoso central do animal provocando sintomas como perturbações, comprometimento da visão e perda de peso. O tratamento é eficaz apenas no início da doena.


Cólica equina

E enfim chegamos a ela, a tão temida patologia equina. Classificadas como verdadeiras (quando as dores ocorrem e região estomacal e intestinal) e falsa (quando as dores ocorrem em região de órgãos internos). O desconforto abdominal por muitas vezes impede o animal de permanecer de pé e é comum, durante os atendimentos, encontrar-los rolando de um lado para o outro desesperados. Patologia grave e de caráter emergêncial, é uma das principais causas de óbito de equinos e muitas vezes necessita de tratamento cirúrgico.


Referências

REED, Stephen M. et alMedicina Interna Equina. [S. l.]: Guanabara Koogan, 1998.

VEDOVATI. As principais doenças que atacam os cavalos e como evitá-las!. [S. l.], 2018. Disponível em: https://www.vedovatipisos.com.br/noticias-artigos/as-principais-doencas-que-atacam-os-cavalos/. Acesso em: 17 jul. 2019.

You Might Also Like

0 comentários: